PGHIST-UFC

Criado em 2000, o Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC está consolidado como centro de investigação, debate e reflexão, conferindo titulação aos alunos egressos dos cursos de História e áreas conexas, permitindo-lhes o aprofundamento necessário ao debate e a produção de trabalhos acadêmicos, alargando os horizontes do conhecimento histórico e historiográfico. O Programa tem oferecido oportunidade de profissionalização a historiadores já em exercício do  magistério, assim como proporcionado a abertura de novas e promissoras áreas de pesquisa.


Ao final de 2011, o Programa totalizou 146 dissertações defendidas, constituindo um significativo material de referência para novas pesquisas, algumas já publicadas em livros, artigos e anais, circulando pelos ambientes acadêmicos e não-acadêmicos. Juntamente com a produção dos discentes, a produção dos docentes revela o nível de excelência alcançado pelo Programa, como local de reflexão sobre a História e de estímulo à produção intelectual.


O Programa de Pós-Graduação em História, com Área de Concentração em História Social e as Linhas de Pesquisas – Cultura e Poder e Trabalho e Migrações, surgiu como desdobramento de uma experiência acumulada pelos docentes e pesquisadores em nosso Curso de Graduação desde a década de 1980. A criação do Doutorado, em fins de 2009, e a avaliação das linhas de pesquisas no decorrer dos 10 anos de existência do mestrado, resultou na criação da terceira linha Memória e Temporalidades em 2011. A pertinência da nova linha surgiu como forma de contemplar de maneira mais adequada as pesquisas realizadas dentro da mesma área de concentração “História Social”, além de acompanhar a trajetória acadêmica dos docentes e atender as demandas oriundas dos projetos de seleção do Programa.


Os convênios nacionais e internacionais têm contribuído efetivamente para a consolidação de uma experiência de pós-graduação de alto nível. O PROCAD proporcionou um frutífero intercâmbio com docentes da UNICAMP e da UFBA, gerando a formação de áreas de pesquisa em comum, além de permitir aos mestrandos uma experiência importante em outro centro de pesquisa, onde desenvolvem atividades de orientação, aulas e levantamento documental. Os convênios com a Universidade de Coimbra, com a Universidade de Toulouse e com a Universidade de Barcelona (já institucionalizados e em pleno funcionamento), assim como o intercâmbio com a Universidade de Indiana (retomado em 2009), tem permitido aos docentes do Programa uma ampliação dos horizontes teóricos e de pesquisa, com a internacionalização de suas atividades. Dando uma nova dinâmica aos convênios, teve início em 2011, a realização de um convênio acadêmico estabelecido entre o Programa de Pós-Graduação em História Social da UFC e os Programas de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A realização do III Seminário Internacional História e Historiografia, versão reformulado do I e II Ciclo de Debates História e Historiografia (2006 e 2008) será a primeira ação do convênio para o ano de 2012 sediado na UFC. O caráter itinerante do Seminário, possibilitará um intercâmbio maior entre os convênios internacionais firmados pelos Programas envolvidos, além de assegurar um fluxo contínuo de professores e alunos nesses Programas visando consolidar as missões de trabalho e as missões de estudos. O convênio terá como objetivo estabelecer uma rede de investigação e produção do conhecimento histórico compreendendo as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste assim como também enfrentar os desafios ao processo de internacionalização do conhecimento na área de história.

Antonio Gilberto Ramos Nogueira
Coordenador do Programa

top