Normas para apresentação de pôsters

O poster é um instrumento visual que visa levar informações pertinentes a uma ação prática ou de pesquisa de forma clara e objetiva. Deve, por meio de seu arranjo gráfico, ser auto-explicativo dispensando a presença do autor para ficar mais interessante para o público espectador que interage com o trabalho.

Seu trabalho foi aceito para apresentação em forma de pôster? Se você ainda não tem experiência com esta forma de apresentação, encontrará nesta seção algumas dicas que serão úteis.

Sobre a preparação e apresentação: 

  1. O espaço disponível é de 90cm (largura) x 120cm (altura). O pôster pode ser feito a partir de folhas separadas ou ser impresso em gráficas especiais em uma única folha.
  2. Use cores suaves para o fundo; cores intensas tornam a leitura cansativa. Faça textos curtos e objetivos, use letras grandes (no mínimo, fonte 20)
  3. Para mostrar resultados, prefira ilustrações (gráficos) ao invés de tabelas, mas não sobrecarregue estes gráficos.
  4. Organize figuras e textos em seções dispostas verticalmente. Seções dispostas horizontalmente confundem o leitor e dificultam a leitura. Numere as seções para melhor orientar a leitura.
  5. Use e abuse de recursos gráficos, como setas ligando partes do pôster, fundos de cores diferentes, separando partes relacionadas entre si, texto com letras de tamanhos diferentes, indicando a importância de cada parte.
  6. O pôster é principalmente uma oportunidade para discutir seu trabalho com os outros pesquisadores presentes, e não apenas uma apresentação a uma platéia passiva.
  7. É gentil levar cartões de visita, cópias do artigo (ou cópias reduzidas do pôster) para distribuir a quem se interessar visando a manutenção de integração científica com os pesquisadores.


Posteriormente serão fornecidas pela Comissão Organizadora orientações sobre horários e locais de afixação e exposição dos pôsteres.

top